sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RECEITINHAS DE UM FIM DE SEMANA - Clima de Halloween!





Ola Pessoal!!
A receitinha de hoje é para aproveitar o que sobrou do Halloween : ABÓBORAS!! 
Quem esta nos EUA sabe como é tradicional o Dia das Bruxas! Todos escolhem as abóboras até meses antes e vai "cuidando" delas até chegar o grande dia de coloca-las para enfeitar a casa toda!!


Aqui no Brasil as pessoas aderiram a tradição que vem aumentando a cada ano! são festas e mais festas repletas de celebrites e gente bonita! Bom, vamos ao que interessa!


Que comemorou e comprou, com certeza não sabe mais o que fazer com elas certo?! - quem não comprou corra comprar! O preço (passado o Halloween), esta ótimo! Hoje mesmo fui ao Hortifruit e encontrei uma LINDA por apenas R$ 4,80


Tirando DÚVIDAS :


Moranga:  aqui é a abóbora vermelha, arredondada mas achatada, muito usada para fazer doce de abóbora


Moranga.




Abóbora comum.




Para escolher a moranga certa a dica é dar dar "soquinhos" nela para ver se está bem madura. Som fechado indica que está perfeita.

Evite as abóboras de coloração clara...elas apresentam semelhança com a abobrinha e são muito ricas em água, fazendo com que fiquem aguadas após o cozimento.



Espero que gostem da receita! Eu fiz a aprovei!



Risoto de carne seca com abóbora na moranga



Ingredientes:
150g de arroz arbóreo (arroz italiano de risoto)
1 litro de caldo de legumes (ou de carne seca) 
300g de carne-seca tipo lagarto, cozida e desfiada finamente
1 abóbora moranga com aproximadamente 30cm de diâmetro
100g de abóbora 
150g de requeijão culinário
5 colheres de sopa de manteiga
1 maço de cebolinha
1 cebola média picada
Azeite para untar a moranga
3 dentes de alho picados
Pimenta-do-reino preta (a gosto)
Sal (a gosto)
100g de queijo parmesão ralado (opcional)

Modo de preparo:
Descasque a abóbora e corte em cubos grandes. Coloque para cozinhar em água com um pouco de sal. Após cozida, corte em pequenos cubinhos e reserve. 

Saiba como fazer uma moranga
Pegue a moranga e, utilizando uma faca pequena bem afiada, abra com cuidado uma janela na parte superior. Vá com calma para não danificá-la e para que o corte não fique muito irregular. Guarde a tampa. Com o auxílio da mesma faca e de uma colher, vá cavando o interior para criar um reservatório térmico para o risoto. Umedeça com azeite por dentro e por fora, e coloque no forno, em fogo médio. Faça isso 10 minutos antes de colocar o risoto em seu interior. 

Em uma panela média, coloque duas colheres de manteiga. Espere derreter e acrescente o arroz. Deixe fritar por poucos minutos para ajudar a liberar o amido do arroz. Acrescente metade do caldo e deixe cozinhar. Se necessário, vá acrescentando mais caldo até o arroz ficar no ponto certo, sem parar de mexer. Guarde um pouco de caldo para o final do preparo. Quando estiver pronto, acrescente uma colher de manteiga e misture bem. Reserve. 
Pegue uma outra panela e coloque duas colheres de manteiga, acrescentando a cebola e o alho picados. Espere um minuto e acrescente a carne seca desfiada. Deixe por alguns minutos. Despeje mais ou menos meio copo do caldo, mexa por dois minutos, coloque o arroz já previamente cozido e misture bem. Acrescente 100g de requeijão cremoso, deixando o restante para a decoração do prato.
Acrescente pimenta-do-reino a gosto.

Espere aquecer bem. Se preferir, pode acrescentar queijo parmesão neste momento. Por último, misture com cuidado os cubinhos de abóbora reservados.
Coloque o risoto na moranga que acabou de sair do forno, acrescente o requeijão decorativo e sobre ele, um pouco de cebolinha.
Está pronto para servir.

DICA : Se quiser substituir a carne seca as sugestões são : Camarão, frango desfiado ou linguiça Toscana (pré cozida). O procedimento é o mesmo, apenas use o frango ja desfiado e cozido e o camarão levemente cozido em água fervente e depois passado na agua fria!

Beijos Beijos e BOM FIM DE SEMANA!

Nenhum comentário: